O Quilombo Matões finalmente recebeu do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) na quarta-feira, 19, os títulos definitivos das propriedades em Conceição do Tocantins, os quais ocupavam há 100 anos. Os documentos foram entregues à presidente da Associação da Comunidade, Domingas Borges. “Depois de muito lutarmos, conseguimos esse documento que vai nos permitir fazer melhorias, como instalar energia elétrica, conseguir investimentos para fazer uma horta boa no terreno que conquistamos”, declarou na ocasião.
PROGRESSO
O presidente do Itertins, Robson Figueiredo, comemorou a entrega. “O progresso chegando aos povos originários, que com a legalidade dos terrenos, poderão promover o desenvolvimento para uma melhor qualidade de vida. Essa é uma preocupação do governador Wanderlei Barbosa com os todos os tocantinenses, oferecer mais cidadania e dignidade”, ressaltou.
ATUAÇÃO DA SEPOT
A garantia do acesso à terra pelos povos quilombolas foi uma das primeiras demandas acompanhadas pela Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) desde a sua criação, em janeiro deste ano. “É o reconhecimento fundamental que os quilombolas são filhos dessa terra e tenham direito à ela por luta, por amor e resistência”, destacou a titular da pasta, Narubia Werreria.