A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) enviou nota na noite desta terça-feira, 30, para esclarecer as alterações no estatuto da instituição. Conforme a reitoria, todas as mudanças foram aprovadas em junho de 2018 pelo Conselho Universitário (Consuni) e que apenas estava pendente a publicação no Diário Oficial, o que aconteceu somente nesta segunda-feira, 29.
Otimização
Ao CT, a universidade afirmou que as alterações foram realizadas com o objetivo de “otimizar os trabalhos” do Consuni e para proporcionar “maior democracia” ao mesmo. “Tornando mais equânime os votos dos conselheiros, sendo que a exclusão dos diretores visa fortalecer as representações discentes, técnico-administrativo e docente dos vários câmpus”, anota.
Representação da sociedade civil
A Unitins minimizou a saída de um representante da sociedade civil do Consuni, visto que há a representação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), órgão que funciona como instância consultiva e deliberativa da universidade.
Outras alterações
Quanto à extinção da Coordenadoria de Concursos e Seleções, a Unitins afirma que a medida obedece à reorganização estrutural realizada no início deste ano. “Quando alguns setores foram criados, extintos ou renomeados.” Já a autorização para recebimento de recursos atende as necessidades das emissoras de rádio e TV e a nova estruturação da universidade.