A Prefeitura de Araguaína anunciou ter concluído na quinta-feira, 5, a reconstrução da antiga Escola Moderna, que passa a se chamar Maria dos Anjos Carreiro. A unidade era mantida pelo Estado até 2013 e em 2014 passou para o município, sendo mais uma a receber reforma e ampliação para atender mais de 300 alunos. “São R$ 372 mil do Tesouro investidos nessa obra. São nossos impostos sendo devolvidos para a população. Além dessa, temos várias outras escolas e creches em reformas e em construção, na zona rural e na zona urbana”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues (SD).
A obra
A unidade teve toda a cobertura trocada, entre forro, estrutura e telhado, e ainda implantadas novas instalações elétrica, hidrossanitária e de gás. As paredes e muros ganharam pintura e as calçadas externas e internas foram refeitas com piso intertravado. A cozinha conta agora com cômodos exclusivos para área de frios, depósitos de alimentos e materiais de limpeza. Além da reforma dos banheiros já existentes, foram construídos dois novos com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
Homenagem
Com a reconstrução, a unidade foi batizada em homenagem a Maria dos Anjos Carreiro, que foi professora, diretora escolar e escritora, publicou livros de poesia traduzidos e publicados em países como França e Bélgica. Filha de lavradores, sempre demonstrou paixão pela literatura, tornando-se membro fundadora da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto). Morreu em 29 de julho de 2011, aos 64 anos, vítima de leucemia.