A Secretaria da Fazenda de Araguaína divulgou um balanço com o número de alvarás emitidos por meio de atendimento online. O serviço começou a ser oferecido pela prefeitura em 2017 e alcançou um número recorde em 2021, registrando 1.908 alvarás emitidos de forma digital de janeiro a julho, cerca 55% de todas as emissões [3.488]. De acordo com o coordenador de cadastro da pasta, Hudson Kennedy Carreiro, a oferta do serviço de forma não presencial tem auxiliado no controle do avanço da pandemia.
Garantir a segurança e saúde
Hudson Carreiro defendeu o sistema. “Além de simplificar o processo de abertura de empresas na cidade que beneficia o empreendedor, simplificando o serviço, diminuir a necessidade de atendimentos presenciais na Secretaria da Fazenda também tem ajudado a garantir a segurança e saúde da população durante esse período de pandemia. Vemos pelos números que grande parte dos usuários tem aderido ao serviço online”, disse.
Menos burocracia
O alvará de funcionamento é o documento necessário para que o proprietário de empresa possa exercer as suas atividades no município. Segundo a Secretaria da Fazenda, o serviço de modernização do atendimento também reduziu o tempo médio para a emissão desse tipo de documento, passando de uma média de 38 dias, para um prazo de 48 horas para emissão de alvará de um novo negócio. Em Araguaína, o processo pode ser feito por meio do Programa Simplifica Tocantins, disponível no site: www.simplifica.to.gov.br ou pelo Whatsapp (63) 99935-7789. Em caso de renovação de alvará o atendimento é realizado pelo aplicativo Whatsapp, onde será apurado o risco de atividade da empresa.