Em Decreto publicado no Diário Oficial de segunda-feira, 27, a Prefeitura de Araguaína manteve a recomendação do uso de máscaras, mas a exigência ocorre em todos os serviços de saúde e transporte em Araguaína. O documento também mantém outras medidas sanitárias para conter o novo crescimento de casos da covid-19, que tem ocorrido em todo Brasil. “Estamos agindo de forma preventiva. Já temos experiência de que a máscara e a higienização estão entre as formas mais efetivas para evitar a contaminação. Outra proteção é a vacina e todos devem se vacinar. A vacina é amplamente oferecida nas unidades básicas de saúde (UBS) e na Câmara”, afirmou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.
Entenda
De acordo com o decreto, fica determinado o uso obrigatório de máscara de proteção individual para entrar em locais fechados para atendimento de saúde, como hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas e unidades particulares e públicas. Ficam também obrigado ao uso os passageiros e condutores de transporte coletivo urbano como táxis, mototáxis, ônibus e outros transportes coletivos. Em outros locais fechados, como comércios, indústrias e bancos, a máscara continua sendo recomendada.
Covid-19 em crescimento
Araguaína zerou o número casos ativos de covid-19 pela primeira vez, desde o início da pandemia, no último dia 4 de abril, e o número de atividade da doença continuou menor que 10 até o dia 6 de junho. Nessa data, foram registrados 14 novos casos. Na sequência do mês, houve um aumento escalonado para 70 novos casos no dia 14 de junho e no último boletim publicado, no dia 24, já eram confirmados 94 novos casos.