A Prefeitura de Araguaína retomou ainda na segunda-feira, 20, a vacinação contra a Covid-19 de todos os adolescentes de 12 a 17 anos. O Paço tinha anunciado na sexta-feira, 17, que iria obedecer a nova nota técnica do Ministério da Saúde (MS), que orienta a imunização apenas dos comórbidos desta faixa etária. Entretanto, o município já mudou o entendimento e optou por acompanhar a recomendação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems).
Cosems
O Cosems emitiu parecer na semana passada se colocando favorável à “continuidade da vacinação para a devida proteção da população jovem”. A entidade pediu apenas que a priorização dos adolescentes comórbidos e em situação de vulnerabilidade seja respeitada, mas não que a imunização fique limitada a este grupo. A nota ainda manifesta solidariedade aos municípios pela repentina mudança de orientação do MS. “Pegos de surpresa com essa decisão unilateral”, comentou.
Leia a nota da Prefeitura de Araguaína:
“A Secretaria da Saúde de Araguaína informa que vai retomar a vacinação de todos os adolescentes entre 12 a 17 anos, a partir desta segunda-feira, 20. A decisão foi tomada baseada em uma nota de orientação recebida pelo COSEMS-TO (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins).”