O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Joaquim Quinta Neto, participaram nesta terça-feira, 26, da primeira reunião oficial para retomada do Comitê Gestor do Matopiba, região considerada a última fronteira agrícola do mundo e que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O encontro foi realizado em Brasília, no último dia 26.
REVOGADO EM 2020, BLOCO SERÁ RETOMADO
Araguaína aderiu oficialmente ao bloco em 2015, mesmo ano em que foi criado pelo Decreto 8.447, mas o documento foi revogado pelo governo federal em 2020. Em março deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária retomou os trabalhos definindo os membros do Comitê Gestor. “Tenho certeza de que Araguaína vai poder contribuir muito neste novo processo de fortalecimento do Matopiba e criar as oportunidades que são necessárias para os produtores. Temos ações de infraestrutura e sustentabilidade, como o projeto Águas de Araguaína, e grandes investimentos na zona rural para dar todas as condições à produção dos nossos agricultores. Agora vamos acompanhar de perto todos os avanços do comitê e contribuir com o que for necessário”, ressaltou.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E AGROINDUSTRIAL DO MATOPIBA
O comitê é um órgão consultivo e deliberativo, está vinculado à Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária e tem a finalidade de elaborar, coordenar e acompanhar a implementação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial (PDA) do Matopiba. No encontro, Joaquim Quinta Neto apresentou as potencialidades de Araguaína dentro do bloco. “Com o retorno do PDA e inclusão da agroindústria, a nossa missão agora é no sentido de contribuir diretamente nos eixos de trabalho, em especial o de territorialidade para que possamos projetar o nosso ambiente de negócios como extremamente competitivo, sustentável e atraente para investimentos, seja no campo ou cidade. Além disso, é importante ocupar espaço político e representativo no Comitê Gestor e no Ministério da Agricultura, destaca.
TAMANHO DO MATOPIBA
O Matopiba possui 73 milhões de hectares e conta atualmente com mais de 250 mil estabelecimentos agropecuários. Araguaína possui 4 mil quilômetros quadrados e já possui dois mil estabelecimentos. O Tocantins é o único estado que está totalmente inserido no bloco e possui características que de destaque, como atrativos turísticos, agropecuária forte e logística favorável, com malha rodoviária, pátios multimodais da Ferrovia Norte-Sul e potencial transporte hídrico.