Apesar da Covid-19 ter contaminado 554 pessoas, levando 13 ao óbito, o prefeito Max Barbosa (PL) optou por não abrir mão da temporada de praia de Araguanã. Decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 24, traz as ações preventivas para que a programação possa ocorrer.
Calor desacelera transmissão da Covid-19
Para garantir a manutenção da temporada de praia, o prefeito justifica que o calor pode desacelerar a transmissão da Covid–19 e que a infecção pelo coronavírus por meio da água é “muito pouco provável”. Conforme o município, a informação é do Conselho Superior de Investigações Científicas.
Medidas preventivas
Conforme o Decreto, os comerciantes interessados em instalar tendas deverão realizar um cadastro junto a Secretaria Municipal de Turismo. As visitações nas praias localizadas no município poderão ocorrer todos os dias, das 8 às 19 horas. Por outro lado, acampamentos são permitidos mediante prévia autorização e respeitando o distanciamento de 10 metros e o limite de dez pessoas do mesmo convívio social por tenda. Já as embarcações particulares e comerciais poderão circular somente com 50% da lotação, sob risco de multa de R$ 100,00.
Fiscalização
O município informa que realizará barreiras sanitárias e fiscalização nos portos e nas ilhas durante os finais de semana e uma equipe volante fará a inspeção por vias fluviais.