O Tocantins registrou uma redução de 21,8% de área desmatada de janeiro a agosto, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados publicados no Boletim do Desmatamento no Tocantins, consolidados pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
NÚMEROS
Os registros somam 893 quilômetros quadrados (m²), indicando a redução em comparação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 1.142,6 km². Do total registrado, 71,9% estavam autorizados, 21,7% se categorizam como não autorizados e 6,4% foram identificados como autorizados e deslocados.
REDUÇÃO POR BIOMA
O boletim traz ainda a distribuição do desmatamento mensal em 2024 e 2025. Em relação aos biomas, a redução no Bioma Amazônico foi de 46,3%; e no Bioma Cerrado, a queda foi de 21,8%. Os cálculos consolidados pelo Cigma no Boletim utilizam dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para acompanhar e controlar as mudanças no uso do solo em todo o Estado.