Na Operação Férias 2018 realizada dessa quarta-feira, 11, até a manhã dessa quinta-feira, 12, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), foram apreendidos 63 chuchos, 12 barras de ferro, cinco aparelhos celulares, três carcaças de celular, 1 kg de maconha, 800 gramas de cocaína e 8 kg de uma substância similar a explosivo. A informação é da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
Quanto à substância, uma investigação já foi aberta na Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic). Além disso, será aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) interno para apurar em que circunstâncias esse material adentrou a unidade prisional. Havendo facilitação por parte de servidores, estes poderão responder a medidas administrativas.
A Polícia Militar (PM) participou da operação nesta quarta-feira, 11, através do Batalhão de Polícia de Choque, realizando a extração dos reeducandos para fora das celas, a fim de serem realizados os procedimentos de busca. O Batalhão de Choque realizou todos os procedimentos dentro do que preconiza a legislação nacional e internacional, sem nenhum emprego de uso desproporcional da força.
O Batalhão de Choque ainda utilizou de cães do Grupo de Operações com Cães (GOC), que farejaram e localizaram objetos ilícitos dentro das celas e enterrados. O uso de cães nestas operações tem sido cada vez mais necessário, visto o poder de faro dos animais nas buscas.
A Operação Férias 2018 será realizada durante todo este mês em todas unidades prisionais do Tocantins e centrais de monitoramento eletrônico, visando manter a ordem e segurança dentro destes estabelecimentos. (Com informações da ascom da Seciju)