Na tarde da terça-feira, 12, a diretora do Procon de Palmas, Liliane de Moura Borges, apresentou aos diretores da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e aos empresários palmenses, a estrutura e serviços oferecidos pelo órgão municipal na Capital, que é vinculado à Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP). Ela lembrou que, por iniciativa da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), uma estrutura para o serviço foi criada em dezembro, Uma segunda unidade será inaugurada nesta sexta-feira, 15, no Resolve Palmas Sul, em Taquaralto.
Liliane Borges deixou claro que no Procon Municipal existem serviços aos empresários como palestras orientativas. “Muitas vezes o empresário é penalizado porque os seus colaboradores não são bem instruídos para fazer o dever de casa”, disse.
A diretora continuou afirmando que é fundamental divulgar práticas de consumo consciente e estabelecer esse canal de comunicação entre consumidores e fornecedores. “A importância para comunidade é que haja a harmonização das suas relações de consumo, afinal quando se tem conhecimento dos seus direitos e dos seus deveres, e cada um faz a sua parte possibilita aí uma harmonização”, reforçou.
Diante do posicionamento exposto pela diretora do Procon de Palmas, a superintendente do Palmas Shopping, Elmecy Duarte, externou que está cada vez mais claro que o brasileiro vem recuperando a confiança no comércio e continua com muita vontade de comprar. No entanto, também cresce a preocupação com o consumo consciente, pesquisando e, acima de tudo, com muito mais paciência para adquirir aquilo que quer.
Elmecy Duarte lembrou também que o Dia do Consumidor, para os varejistas têm crescido substancialmente, e tem um bom apelo emocional que vem se consolidando como oportunidade de calendário do varejo. Com tudo isso, a harmonização das relações de consumo proposta pelo Procon Palmas pode evitar muito desgaste entre as partes, considerando que o consumo é um dos pilares da economia. “Quem decidir aproveitar o ineditismo da data, com certeza vai sair na frente”, finalizou.
O superintendente do Procon de Palmas, Dulcélio Stival, explicou que o órgão está intensificando nesta semana, onde celebra o Dia do Consumidor, ações que orientam todos os segmentos da sociedade. “Nós visamos levar educação para o consumo consciente tanta para jovens, adultos e idosos, quanto para os fornecedores atendendo a política nacional de preservação das relações de consumo. Além disso, vamos ampliar os pontos de atendimento, explicou.
Inauguração Procon Palmas Sul
Previsto para ser inaugurado na sexta-feira, 15, às 9h30, o Procon da Região Sul será mais um ponto de apoio para os moradores de Taquaralto e entorno. Também será lançado o Disque Procon, o telefone para denúncias (0800-642-5801).
Plataforma Digital
A diretora Liliane falou ainda sobre a Plataforma Digital monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.consumidor.gov.br. A plataforma é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo.
Esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.
Tudo isso mostra a importância do Procon Palmas como mais uma ferramenta para a resolução de conflitos. (Com informações da assessoria)