O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), avisou que seu município é o único do Tocantins a instalar leitos exclusivos para tratamento de pacientes de Covid-19. A Unidade Corona Norte será inaugurada nesta quinta-feira, 21, numa iniciativa da cidade com apoio — no empréstimo de equipamentos — das prefeituras de Colinas, Wanderlândia, Goiatins e Campos Lindos. A cidade, epicentro da doença no Estado, chegou nessa terça-feira, 19, a 700 casos do novo coronavírus, que já matou 8 pessoas no município.
Pacientes em estado moderado
A Unidade Corona Norte receberá pacientes em estado moderado da Covid-19 e, segundo a prefeitura, contará com todo atendimento necessário para internação clínica, dispondo também de respiradores para a estabilização em caso de evolução da doença para o estado grave e precisar ser transferido para outra unidade.
Estrutura
Os leitos foram estruturados com ventiladores pulmonares, carro de parada e monitorização com monitores, oxímetros, bombas de infusão, além de mobiliário geral. A equipe de suporte clínica contará com profissionais médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, farmacêutico, bioquímico, entre outros.
De 47 para 67 leitos
Com a Unidade Corona Norte, o município salta de 47 para 67 leitos exclusivos para a Covid-19. “Nossa meta é ter, para atendimento aos casos mais graves, 110 leitos, sendo 55 UTI. Se necessário, já temos definido local para implantação de hospital de campanha”, avisou Dimas.
Apoio de Tiago e Nosso Lar
Além dos municípios vizinhos, a Prefeitura de Araguaína conta que teve também o apoio do deputado federal Tiago Dimas (SD), com a destinação de emenda parlamentar, que contribuiu para a reforma e adequação do antigo prédio, e dará o suporte necessário para manutenção da estrutura da unidade. Outra contribuição para a montagem da estrutura partiu do Grupo Nosso Lar de Araguaína, com a doação do valor de R$ 350 mil.