A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), realizou nesta quinta-feira, 29, sessão solene em homenagem à Marinha do Brasil, pelos 25 anos de atuação da Força Armada no Estado do Tocantins. A solenidade foi presidida pelo deputado estadual Luciano Oliveira (PSD), e contou com apresentação da banda de música da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, que interpretou a canção, “Viva à Marinha”, de autoria de Luiz Felipe de Magalhães.
DIVERSIDADE DE SERVIÇOS
Luciano Oliveira enalteceu a importância da homenagem à Marinha que dentro da diversidade de serviços, ajuda a preservar os rios e leva apoio à população, salvando vidas. O parlamentar citou que os marinheiros promovem formação aquaviária, fiscalizam embarcações e agem em situações de emergências, como a que ocorreu recentemente no trecho do Rio Tocantins que liga Aguiarnópolis (TO) à Estreito (MA), com a queda da ponte JK.
TRABALHO DE VOCÊS FAZ MUITA DIFERENÇA
Presente na solenidade, o deputado Júnior Geo (PSDB) também destacou os serviços prestados pela Marinha à comunidade. “O trabalho de vocês faz muita diferença é muito valioso às comunidades ribeirinhas, parabenizo a vocês e a todas as forças de segurança do nosso Estado pelo serviço prestado ao nosso povo”.
SUOR, DISCIPLINA E HONRA
O comandante da Capitania Fluvial Araguaia Tocantins, capitão Guilherme Oliveira Chagas, lembrou que há 25 anos foi cravado um marco no Tocantins, com a instalação da Marinha Brasileira. Para ele, uma história construída com suor, disciplina e honra. “Sem dúvida, nesses 25 anos, não foram as facilidades que nos moldaram, mas sim os desafios, sendo que a cada desafio vencido ergueu-se a nossa organização militar, pequena no efetivo, no entanto gigante nas entregas”, destacou o capitão Guilherme Chagas.
PARCERIA ENTRE A POLÍCIA MILITAR E A MARINHA BRASILEIRA
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa, que representou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) no evento, ressaltou a parceria entre a Polícia Militar e a Marinha Brasileira na preparação das forças estaduais.
HOMENAGEADOS
Durante a solenidade, os parlamentares prestaram homenagens a diversas pessoas e instituições.
INDICAÇÕES DO DEPUTADO LUCIANO OLIVEIRA:
• Capitão de Fragata, Guilherme Oliveira Chagas
• Comando do Distrito Naval
• Capitania Fluvial Araguaia Tocantins (CFAT)
• Sociedade Amigos da Marinha (Soamar)
• Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré
INDICAÇÃO DO DEPUTADO DANILO ALENCAR (PL):
• Danillo Rodrigues da Silva
INDICAÇÃO DA PROFESSORA JANAD VALCARI (PL):
• Marcio Pinheiro Rodrigues
INDICAÇÃO DO DEPUTADO EDUARDO MANTOAN (PSDB):
• Marcus Vinícius Helcias Gomes
INDICAÇÕES DO DEPUTADO MOISEMAR MARINHOS (PSB):
• Edvaldo Vieira da Silva
• Moisés de Oliveira Lemos
INDICAÇÃO DO DEPUTADO NILTON FRANCO (REPUBLICANOS):
• Cledson da Rocha Lima

