Após intenso treinamento de metodologia do Sistema FAET/Senar, 26 novos técnicos de campo estão capacitados para atuar na Assistência Técnica e Gerencial da instituição. A abertura do curso foi realizada pela Superintendente do SENAR, Rayley Luzza, que destacou a importância da excelência do trabalho a ser executado. “Hoje nossa missão é levar ao produtor um serviço de excelência, que garanta resultados na gestão administrativa da propriedade”.
O treinamento envolveu aulas teóricas e práticas focadas na gestão da propriedade rural, nos custos de produção, com lançamentos de dados, análise e interpretação de indicadores. Na fazenda Macaúba, onde foram realizadas as aulas práticas, o instrutor Érique Costa destacou que os participantes puderam entender melhor todos os conceitos abordados em sala. “Com isso a gente tenta fazer com que o técnico saia daqui o mais preparado possível para atender o produtor lá na ponta”, afirmou.
A meta em 2023 é atender mais de 4.000 produtores no estado
De Araguatins, a agrônoma Lorrana Mesquita participou da seleção e foi classificada para o treinamento. Para ela, “o treinamento permitiu um conhecimento além da faculdade, já que o foco na gestão da propriedade rural é um diferencial do Senar”. Já para o zootecnista Gilmar Barbosa, que é experiente na área, o curso proporcionou uma visão diferente sobre a propriedade: “é tratar a fazenda como uma empresa rural, envolvendo controle de custos e análise minuciosa dos resultados”.
Com os novos técnicos, o Sistema FAET/Senar conta agora com 156 técnicos da Assistência Técnica e Gerencial. Quem explica é o diretor da ATeG, André Abreu, que garante que a meta para este ano é atender 4.150 produtores rurais. “Treinamos aqui profissionais das áreas de zootecnia, agronomia, veterinária e técnicos em agropecuária que agora somam à nossa equipe e estão preparados para a realidade no campo”, pontuou. (Assessoria de Comunicação Sistema FAET/Senar)