A Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMAR) foi reconhecida como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A certificação é a titulação concedida pelo Ibram a entidades e coletivos culturais oficializa o reconhecimento de que estas apoiam ou desenvolvem programas, projetos e ações de museologia social, além de habilitá-las para participação nas políticas destinadas ao programa dos Pontos de Memória.
RECONHECE E APOIA
Responsável pela Política Nacional de Museus, o Ibram atua, de forma mais ampliada, para assegurar o direito à memória no Brasil. Uma das principais políticas públicas que o órgão desenvolve com esta finalidade é o programa “Pontos de Memória”, que reconhece e apoia iniciativas de memória social desenvolvidas por povos, comunidades, grupos e movimentos sociais em todas as regiões do país. O IBRAM tem como objetivo reconhecer e premiar práticas em museologia social e processos museais comunitários realizados por entidades e coletivos culturais certificados pelo Ibram como pontos de memória.
REQUISITOS
Para que esse reconhecimento seja realizado, as ações devem ser pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, e dessa forma contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.