A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) têm avançado no diálogo para, de forma estratégica, aperfeiçoar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e torná-lo mais funcional para o Governo do Tocantins e os produtores rurais.
Em reunião na sede da ATI nesta quarta-feira, 18, o presidente da ATI, Wanderley Júnior; a secretária Miyuki Hyashida, e o corpo técnico de ambas as pastas definiram os próximos passos para agilizar a operacionalidade do sistema.
O presidente Wanderley Júnior afirma que a Agência, dentro da sua função institucional, dará todo o suporte técnico para que a Semarh tenha um sistema que efetivamente entregue resultados positivos. “Com a parceria da Semarh, temos feito gestão acerca das demandas referentes ao CAR para buscarmos as soluções mais adequadas e que o Governo do Tocantins e os produtores rurais tenham a segurança da utilização de uma ferramenta eficaz”, destaca.
CAR
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um cadastro eletrônico obrigatório a todas as propriedades e posses rurais. É por meio dele que as informações declaradas são armazenadas nas bases de dados do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama e utilizadas, também, como mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental. (Da assessoria de imprensa)