A Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) contará com investimento de US$ 838 mil – cerca de R$ 4,6 milhões – da Agência de Desenvolvimento Comercial dos Estados Unidos (USTDA) para a modernização da infraestrutura digital. O recurso será aplicado na forma de crédito. A ATI formalizou no dia 22 a parceria pioneira com a USTDA ao assinar um termo de acordo.
CONFIANÇA DE GRANDES NAÇÕES
O presidente da ATI Tocantins, Alírio Felix, ressaltou a importância deste investimento. “Esse aporte representa um marco significativo para o Tocantins, acelerando a modernização dos nossos serviços públicos. Ele está em plena consonância com nossa missão de inovar e promover a eficiência no governo digital, tornando nossos serviços mais acessíveis e avançados. Este passo reafirma nosso compromisso em colocar o Tocantins na vanguarda da tecnologia e na governança digital; e demonstra a confiança que grandes nações”, afirmou.
PARCERIA PIONEIRA
A diretora da USTDA, Enoh T. Ebong, falou sobre a parceria por meio da Secretaria de Comunicação do Tocantins. “A USTDA tem orgulho de apoiar o Tocantins em seus objetivos de avançar na conectividade e no governo eletrônico por meio da implantação de tecnologias e serviços digitais modernos. As empresas americanas são líderes no setor e estão bem posicionadas para atender aos objetivos do Estado de ampliar a conectividade e a cibersegurança para seus cidadãos. Nossa colaboração com o Tocantins é duradoura e continuará a trazer frutos por meio dessa parceria renovada”, destacou.
APLICAÇÃO
O investimento permitirá à ATI desenvolver e implementar um plano detalhado para modernizar e expandir a infraestrutura digital do Tocantins, assegurando maior velocidade e confiabilidade no processamento de dados. Além disso, o aporte fomentará melhorias em conectividade, armazenamento e cibersegurança, alinhando-se com o regimento interno da ATI, que prioriza a atualização contínua das tecnologias para oferecer serviços públicos mais ágeis e seguros.