Está disponível, a partir desta segunda-feira, 27, para todas as pastas do Governo do Tocantins, o novo Sistema de Gestão de Documentos (SGD) 2.0. Além do novo layout, o sistema ganhou funcionalidades mais dinâmicas que modernizam os trabalhos na administração pública estadual.
A nova versão apresenta o formato responsivo, adaptável a diversos modelos de telas, e o menu distribuído na vertical, à esquerda, que possibilita o acesso às funções da página de forma simples e rápida. Além disso, os servidores terão acesso às funções mais utilizadas no SGD, por meio do botão de atalho, e à opção de busca rápida, no topo da página.
O presidente da ATI, Alirio Felix, ressalta que o novo layout do SDG foi desenvolvido para dar mais efetividade ao serviço público estadual. “Desde a sua criação, a ATI tem sido a autarquia essencial para que o Governo do Tocantins caminhe rumo à transformação digital. Nesse sentido, temos feito gestão com às pastas, desenvolvendo e disponibilizando sistemas de qualidade, como o SGD, para que o serviço público seja prestado de forma efetiva”, afirma.
Antes do SGD de ser disponibilizado para as pastas, a ATI testou todas as funcionalidades. A nova versão foi testada dentro própria Agência, onde foi realizado um trabalho minucioso das possíveis correções das ferramentas para, depois, a utilização ser liberada para as secretarias e demais autarquias.
Treinamento
Após esse processo, a Agência intermediou um workshop de apresentação do layout do sistema para 83 servidores com perfil administrador. “O workshop atendeu, também, a uma expectativa da gerência que é a de estar mais próxima a esses administradores. Agora, o SGD oferece um ambiente mais dinâmico e que otimizará as atividades diárias”, destaca o gerente de Sistemas Corporativos, Edir Pereira.
A Agência também disponibilizou, na plataforma Moodle https://ead.ati.to.gov.br/ um treinamento sobre o SGD com carga horária de 20 horas. Os interessados devem realizar a inscrição por meio da abertura de chamado na Central de Serviços da ATI, no link https://chamados.ati.to.gov.br/ , e informar o nome completo, CPF, e-mail e a pasta em que o servidor for lotado.
SGD
O SGD é a ferramenta oficial para controle do trâmite de documentos digitais, no Governo do Tocantins, que permite criar, editar e tramitar processos e documentos para múltiplas unidades.
Com a publicação do Decreto Federal n° 8.539, de 8 de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal, foi iniciada a implantação do processo administrativo eletrônico no Governo do Tocantins.
Em 2019, a ATI absorveu a gestão da manutenção relativa às evoluções e correções do SGD, com o intuito de aperfeiçoar as ações do sistema, além de permitir a produção de documentos digitais, dispensando o uso do papel. (Da assessoria de imprensa)