A Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) promoveu na terça-feira, 11, uma oficina sobre “Cultura Digital”, com objetivo de debater paradigmas da tecnologia e inovação para educação. O evento aconteceu em Brasília e contou ainda com a participação dos secretários de Representação (Serb), Carlos Manzini Júnior; e da Educação, Fábio Vaz. Entre os temas abordados na programação estiveram: soluções de TI e inovações para educação; compras públicas de TI: gerenciando riscos em ambientes multimodais com apoio da IA, transformação digital do estado brasileiro, entre outros.
MODERNIZAÇÃO DAS ESCOLAS
O presidente da ATI, Alírio Félix, destacou que a instituição tem trabalhado na transformação digital do governo em todas as áreas, principalmente naquelas que são prioritárias para o desenvolvimento do Estado, como é o caso da educação. “Estamos conhecendo inovações que já estão sendo implementadas em outros estados do Brasil e que podem agregar ao processo de modernização das escolas pelo qual a rede estadual de ensino já está passando. Com as oportunidades que conhecemos aqui vamos fomentar ainda a entrega de ferramentas modernas para a educação pública no Tocantins”, afirmou.
ATUAÇÃO INTEGRADA DA SEDUC E ATI
Fábio Pereira Vaz destacou que a inserção da cultura digital nas escolas é um dos principais desafios no sistema educacional do país e que, no Tocantins, superar as barreiras faz parte das prioridades da gestão. “Momentos como esse que oportunizam conhecer novas práticas e experiências é enriquecedor. Nossa equipe e a equipe da ATI atuam de forma integrada, buscando as soluções para romper todas as barreiras necessárias para que as nossas escolas promovam a inserção de crianças e jovens na cultura digital, de forma responsável, segura, oferecendo a elas o conhecimento tecnológico que precisam. No Tocantins, estamos garantindo esse nível de aprendizado aos nossos estudantes”, destacou.
INTEGRAÇÃO NACIONAL E OPORTUNIDADES
A oficina foi realizada em Brasília com o objetivo de ampliar a presença dos patrocinadores e do público de outros estados do país, essencial para ampliar as inovações apresentadas e a troca de experiências necessárias à implementação das ações. “A transformação digital é uma prioridade da gestão em todas as áreas. Nesse evento identificamos como os estados podem estar na vanguarda das inovações tecnológicas no setor educacional, e, promovendo o workshop, o Tocantins se integra ao movimento de modernização das escolas públicas em todo o país. Sempre buscando alinhamento com outros estados que caminham na mesma direção, sabendo que as políticas públicas são fortalecidas quando trabalhadas em conjunto”, destacou Carlos Manzini Júnior.