Professora da rede municipal de ensino e triatleta amadora, Ludmila Barbosa foi atingida por um barco do Corpo de Bombeiros nesse domingo, 3, durante competição no lago da Capital e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP). Segundo informações preliminares da Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau), a educadora já foi atendida e passou por operação, mas mais informações oficiais do quadro ainda não puderam ser divulgadas.
Por fontes não oficiais é relatado que Ludmila Barbosa teve o pé esquerdo amputado. A Sesau informa que deverá atualizar o quadro da professora assim que for permitido a divulgação pela família da mesma.
Ludmila Barbosa foi atingida durante o trabalho de uma equipe de resgate, que prestava auxílio aos atletas. Os Bombeiros afirmam em nota que a ventania e chuva forte formaram “altas marolas e correnteza”, o que fez com que algumas pessoas solicitassem socorro. “Quando já estavam retirando um terceiro competidor da água, sentiram o impacto de uma quarta na retaguarda da embarcação, que resultou na lesão de um dos atletas [Ludimila Barbosa]”, diz a corporação.
O Corpo de Bombeiros afirma que prestou socorro à vítima “imediatamente” e lamentou o episódio. “Asseguramos que todos os procedimentos necessários para preservação da vida e elucidação dos fatos, foram e estão sendo tomados. Por fim a corporação esclarece que a Marinha já foi acionada bem como, a polícia técnica para registro dos procedimentos cabíveis”, reforçou a corporação.
A Prefeitura de Palmas se manifestou por meio de nota de solidariedade. “Cinthia Ribeiro colocou toda a estrutura do município à disposição da família de Ludmila e da equipe escolar, para prestar suporte e apoio nas situações em que o Município puder atuar”, garante.
Leia abaixo as notas na íntegra:
“É com muita tristeza que o Corpo de Bombeiros do Tocantins vem a público relatar sobre a fatalidade ocorrida na manhã deste domingo, 02 de dezembro no lago, em Luzimangues, durante uma competição aquática.
De acordo com informações preliminares, uma embarcação motorizada do corpo de bombeiros fazia a segurança de atletas. No decorrer da prova, começou a ventar muito, seguido de uma forte chuva no local, formando altas marolas e correnteza. Após metade do percurso alguns atletas começaram a pedir ajuda aos bombeiros para serem retirados da água. De imediato a equipe embarcada começou o serviço de socorro dos competidores, e quando já estavam retirando um terceiro competidor da água, sentiram o impacto de uma quarta pessoa na retaguarda da embarcação, que resultou na lesão de um dos atletas.
A equipe imediatamente prestou socorro à vítima, e a mesma foi conduzida por uma ambulância de plantão, para o Hospital Geral de Palmas.
Lamentamos profundamente o acontecido e asseguramos que todos os procedimentos necessários para preservação da vida e elucidação dos fatos, foram e estão sendo tomados. Por fim a corporação esclarece que a Marinha já foi acionada bem como, a polícia técnica para registro dos procedimentos cabíveis.
Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins”
—