O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) recebeu na tarde dessa terça-feira, 7, os auditores Christiano de Souza Vieira, Hamilton Pinheiro de Oliveira e Mauren Yumi Ishikawa, que realizaram entrevistas, observações e análise de documentos, para indicar a Corte à Recertificação do Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE) e de conformidade da Norma ISO 9.001:2015.
A assessora de Pesquisa e Qualidade do TRE-TO, Silvia Helena, explicou que durante as abordagens serão verificados a forma de relacionamentos com as partes interessadas (Eleitores, candidatos, partidos políticos, advogados, colaboradores da Justiça Eleitoral e órgãos de controle, tais como TCU e CNJ). “Teremos auditorias conjuntas (ISO 9001:2015 e Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral). Ambas verificarão se a gestão do TRE do Tocantins atende a requisitos de qualidade internacionalmente aceitos”.
Os trabalhos serão realizados até a sexta-feira, 10, quando a equipe avaliará cada um dos 19 processos que integram o Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO, subdivididos em quatro macroprocessos, a saber:
– Processos de Gestão e liderança – Planejamento para eleições, Planejamento Estratégico e Comunicação.
– Processos de monitoramento e melhorias – auditorias, inspeção (CRE), ouvidoria, votação paralela.
– Processos de apoio – Infraestrutura tecnológica, logística para zonas eleitorais, orçamento, gestão de bens e serviços, gestão de pessoas.
– Processos finalísticos – Votação, apuração, diplomação, trâmite processual judicial (1º e 2º graus), cadastro de eleitores e atendimento ao eleitor.
(Com informações da Assessoria de Imprensa)