A Defesa Civil Estadual recomendou que a população que se encontra em risco iminente e ribeirinhos que estejam em áreas rurais ou próximo ao Rio Providência que desocupem essas localidades. O Providência localiza-se em Miranorte e é um dos afluentes do Rio Tocantins.
Acima do maior pico registrado
Bombeiros e Defesa Civil emitiram nesta segunda-feira, 10, um alerta laranja para os municípios de Lajeado, Miracema do Tocantins, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Itapiratins e Palmeirante, em decorrência da elevação da vazão da Usina Hidrelétrica de Lajeado, que deve atingir um aumento acima do maior pico registrado até o momento, que marcou 17.155m³/s no último dia 29 de dezembro.
Vazão de 18,5 mil m³/s
A Investco está realizando o monitoramento em toda a extensão do Lago e Rio Tocantins, e relata que a vazão está chegando em 22.500m³/s. A empresa comunicou que parte desta vazão a UHE Lajeado irá reter, porém, a outra parte da água terá que descer, o que estima em uma vazão aproximada de 18.500 m³/s.
Desocupação
Conforme os Bombeiros e a Defesa Civil, esta vazão poderá gerar alagamentos. Portanto, a Defesa Civil recomendou a desocupação de áreas em que a população se encontre em risco iminente e de ribeirinhos que estejam em áreas rurais ou próximo ao Rio Providência.
Em caso de urgência ou informar qualquer ocorrência, o morador pode acionar o 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros).