O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) oficializou Bárbara Jesuína Mendes Gomes na presidência do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev). A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira, 17, do Diário Oficial do Estado (DOE). A gestora está como interina desde 26 de junho. Antes dela, Irama Galvão e Ana Cláudia Pereira da Cunha também passaram interinamente pela pasta. O último titular foi Sharlles Fernando Bezerra Lima, que pediu exoneração em maio diante da instalação de uma auditoria pela Controladoria-Geral.
GESTORA EXPERIENTE E COMPROMETIDA
A indefinição do titular chegou a ser criticada pelo Sindicato do Servidores Públicos do Tocantins. Por outro lado, a Associação dos Gestores Públicos do Tocantins (Agesto) enviou nota nesta sexta-feira, 18, uma nota para parabenizar Wanderlei Barbosa pela decisão de efetivar Bárbara Jesuína. “A escolha de uma gestora experiente e comprometida com as boas práticas de gestão pública demonstra o reconhecimento da previdência como área estratégica do Poder Executivo, essencial para a sustentabilidade fiscal e a valorização do servidor público tocantinense”, escreveu.
Leia a íntegra da nota:
“A Associação dos Gestores Públicos do Tocantins (AGESTO) parabeniza o Governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa pela acertada nomeação da Gestora Pública Bárbara Jesuína Mendes Gomes para o cargo de Presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins – IGEPREV-TOCANTINS.
A escolha de uma gestora experiente e comprometida com as boas práticas de gestão pública demonstra o reconhecimento da previdência como área estratégica do Poder Executivo, essencial para a sustentabilidade fiscal e a valorização do servidor público tocantinense.
A nomeação de Bárbara Jesuína, profissional de notório saber e atuação destacada na administração pública, reafirma o compromisso do Governo do Tocantins com uma gestão previdenciária responsável, transparente e orientada para resultados.
Reconhecemos a confiança depositada em sua trajetória, competência técnica e compromisso com a gestão pública de excelência. Temos a convicção de que sua liderança contribuirá significativamente para o fortalecimento da previdência estadual, pautada pela responsabilidade, transparência e respeito aos segurados e beneficiários.
A AGESTO saúda a nova Presidente do IGEPREV e o Governador do Estado e se coloca à disposição para colaborar com iniciativas que fortaleçam e promovam a excelência na gestão pública.
Palmas/TO, 18 de julho de 2025.
Rogério Rodrigues, Diretor Presidente da AGESTO.”