Novo Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nessa terça-feira, 23, recomenda a adoção de medidas rígidas para o bloqueio da transmissão da doença em todos os Estados, capitais e municípios que se encontram na zona de alerta crítico, casos do Tocantins e Palmas. As principais recomendações são a restrição das atividades não essenciais por cerca de 14 dias, para redução de aproximadamente 40% da transmissão, e o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80% da população.
Números extremamente altos
O documento destaca ainda o agravamento do cenário nacional, que apresenta números extremamente altos de casos e óbitos diários por Covid-19, a preocupante permanência da tendência de aceleração da transmissão do Sars-CoV-2 e o quadro muito crítico das taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.
Ligeira melhora
No Estado houve uma ligeira melhora nas taxas. No boletim do dia 16, o Tocantins estava com 96% de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos e Palmas com 98%. No documento desta terça, o Estado e Palmas apareceram com 88%, ainda assim taxas consideras críticas.
— Confira a íntegra do Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 da Fiocruz dessa terça-feira.