
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) publicou nesta segunda-feira, 14, o Boletim de Qualidade da Água. O documento avalia registros de até 18 parâmetros físicos, químicos e microbiológicos. Apesar de listar 80 pontos de monitoramento, o levantamento traz os índices de qualidade (IQA) de 52, visto que 28 locais não tiveram critérios analisados o suficiente para calcular o IQA. Conforme a própria Semarh, o índice entre 52 e 80 indica boa qualidade e, acima disso, as condições são ótimos.
TODOS OS IQA ACIMA DE 52
Conforme o levantamento, todos os pontos tiveram IQA acima dos 52 pontos, que mostra uma qualidade, no mínimo, em boas condições. O menor índice foi encontrado no Rio Tontra (55), em Araguaína . Os melhores desempenhos foram registrados no Rio Lontra (88), em Araguanã ; no Rio Sono (88), em Novo Acordo; no Rio Preto (88), em Mateiros; e no Ribeirão dos Mangues (88), em Porto Nacional.
- Leia a íntegra do Boletim de Qualidade da Água.
COMPROMISSO DE MONITOR
Titular da Semarh, Marcelo Lelis se comprometeu com a continuidade do monitoramento. “O Tocantins hospeda duas das maiores bacias hidrográficas do país, o Tocantins e o Araguaia, que se conectam com outros rios, riachos, córregos e nascentes através de seus afluentes. O governo mantém o compromisso de monitor a qualidade da água, um recursos fundamental ao desenvolvimento econômico e produtivo sustentável, além do investimento na preservação da vegetação nativa e controle dos usos múltiplos, para garantir essa riqueza natural”, ressaltou por meio da assessoria.