O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde desta terça-feira, 18, traz 1.705 novos casos da Covid-19, dos quais 765 somente das últimas 24 horas. Com esse novo avanço da doença no Tocantins, o governo do Estado anunciou a disponibilização de mais 20 leitos exclusivos para tratamento do coronavírus.
Distribuição
São cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Gurupi, no Hospital Regional, 15 leitos (cinco UTI e dez clínicos) em Araguaína, no Hospital Dom Orione; e mais cinco leitos clínicos no Hospital Regional de Miracema.
Preparados para nova onda
O secretário estadual da Saúde, Afonso Piva, explicou que gradativamente estão sendo ofertados mais leitos. “Na medida em que há a necessidade, a gestão estadual está colocando em operação novos leitos. Estamos preparados para uma nova onda, hoje temos à disposição da população 230 leitos, destes 92 UTIs com ocupação de 72% e 138 leitos clínicos com índice de 47% de internados”, disse.
Sem fila de espera
Segundo ele, no Tocantins não há fila de espera para leitos. “Nossa internação geral gira em torno de 57% de ocupação”, reforçou.
Índices de mortes estabilizados
Se o número de casos da Covid-19 aumenta, o secretário observou que isso não ocorre nos índices de mortes, que estão estabilizados, com tendência de queda. Do dia 1º até o dia 16 foram registrados oito óbitos, com 11 dias sem registro de falecimentos no Tocantins em função da doença. Neste mesmo período foram confirmados 7.015 casos da Covid-19.
Graças à vacina
Para Piva, é a vacinação que está impedindo o agravamento dos casos e em consequência a necessidade de aparatos hospitalares para internações e óbitos.
Balanço
O Tocantins acumula 245.897 casos confirmados da Covid-19, dos quais 5.950 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 3.976 faleceram.