O Tocantins registrou redução na área queimada e nos focos de incêndio em janeiro e fevereiro de 2025. Os dados são do último Boletim do Fogo, publicado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) nesta terça-feira, 25. O documento aponta o registro de 1.584 hectares de área queimada no acumulado do primeiro bimestre, uma redução de 33,5% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 2.383 hectares impactados.
FOCOS DE INCÊNDIO TAMBÉM CAÍRAM
Outra redução registrada no boletim foi a de focos de incêndio, com o acumulado de 93 ocorrências nos dois primeiros meses do ano, o que representa uma queda de 43,6% em relação às 165 registradas no mesmo período de 2024.
CIGMA
O monitoramento das queimadas no estado é realizado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), da Semarh, que reúne cálculos comparativos da área queimada com dados do Monitor do Fogo do MapBiomas, além de registros de focos de incêndio do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).