As Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) atenderam a 325 ocorrências nos cinco dias do período carnavalesco no Estado, com a “Operação Folião Seguro”. O levantamento feito pela corporação constatou que a maioria das ações ocorreu em endereços não relacionados com o circuito da folia.
PEQUENAS COMPLEXIDADES
Segundo o Comando Operacional do CBMTO, dos 325 atendimentos no período, 71 das ocorrências (22%), foram atendidas nos circuitos onde havia festas carnavalescas. “São 71 ocorrências de pequenas complexidades, e tendo em vista que foi dentro do circuito da folia, no estado todo, é um número relativamente baixo. Com isso, a gente pode afirmar que houve, sim, a presença da segurança pública e que isso foi importante”, afirmou o tenente-coronel Ciro Cardoso Guimarães Filho, comandante Operacional do CBMTO.
BALANÇO
Outras 254 ocorrências foram atendidas em endereços gerais, como é feito no dia a dia dos militares. Esse número representa 78% do volume total. Um levantamento aponta que, no primeiro dia da Operação Folião Seguro, apenas 07 ocorrências foram atendidas. Já no segundo dia, o período fechou com 20 atendimentos. No domingo, 19, o terceiro dia de folia, houve 13 ocorrências abertas pelo Corpo de Bombeiros Militar. Na penúltima noite, na segunda-feira, 20, os relatórios apontaram 19 atendimentos.
ÚLTIMO DIA
No último dia da Operação Folião Seguro, foram constatados 12 atendimentos, sendo que 11 eram de atividade de prevenção e concentração de público, que é o protocolo aberto definindo a presença das equipes de bombeiros militares no circuito da folia. A única ocorrência fora do endereço da festa foi uma queda de motocicleta.