A Prefeitura de Araguaína realiza no dia 24 deste mês, às 19 horas, uma audiência pública para ouvir os moradores quanto a implantação do Calçadão Shopping na Avenida Cônego João Lima e o sistema de estacionamento rotativo. O debate acontece no auditório da Federação das Indústrias (Fieto). As duas propostas do município têm objetivo de revitalizar o centro da cidade para manter a força econômica da região.
SOLUÇÕES COMUNS EM CIDADES DO MESMO PORTE
De acordo com o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Helter Dantas, as áreas centrais das maiores cidades do Brasil estão sofrendo os impactos do crescimento urbano e perdendo espaço para centros alternativos, que passam a disputar atenção e investimentos. “Araguaína cresceu muito e essas soluções são comuns em cidades do mesmo porte, para melhorar o acesso dos consumidores e tornar o ambiente mais atrativo”, avalia.
ÁREA A SER REVITALIZADA
A obra do Calçadão Shopping da Avenida Cônego João Lima visa revitalizar o Centro, mantendo suas características originais, começando no cruzamento com a Rua Dezenove de Novembro, onde fica a Câmara, e continuará por três quarteirões, sendo cruzado pelas ruas Sadoc Corrêa e Quinze de Novembro, com término no Shopping Popular, localizado no cruzamento com a Rua Santa Cruz.
MELHORAR FLUXO DE PEDESTRES E INCENTIVAR ATIVIDADE NOTURNA
A nova estrutura pretende melhorar o fluxo de pedestres em horário comercial, oferecer mais conforto com cobertura em pergolado de seis metros de altura, que protege do sol, da chuva e facilita a circulação de ar. A segurança resultante da proibição do trânsito de veículos no trecho será um incentivo para atividade noturna e durante os finais de semana. O recurso de R$ 4,8 milhões foi captado de emendas parlamentares destinadas pelo senador Eduardo Gomes (PL) e pelo deputado federal Tiago Dimas (Podemos).
NÚMEROS DO CRESCIMENTO
O município reforça que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ilustram o crescimento, com o Produto Interno Bruto (PIB) tendo um salto de 137% de 2010 até 2019, e com número de veículos quase dobrando de 2010 até 2021, passando de 67.087 para 130.985. Já sobre o aumento da população, o órgão estima que houve crescimento de 23% em relação a 2010.