O jornalista Cleber Toledo e profissionais de comunicação de Gurupi foram homenageados na noite dessa sexta-feira, 26, pela Câmara da cidade. Toledo ministrou palestra aos jornalistas do município sobre política editorial em webjornalismo e recebeu o título de Cidadão Gurupiense concedido pelo Legislativo. A sessão solene, proposta pelo vereador Ivanilson Marinho (MDB) e aprovada por unanimidade, foi em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. Receberam placas simbólicas jornalistas do radiojornalismo, webjornalismo, TV e assessoria de comunicação.
Em sua palestra, Toledo abordou o tema “Uma releitura de Política Editorial para o Webjornalismo”, sobre estratégias para um jornalismo online de qualidade.
Após a exposição do diretor executivo do CT, foram homenageados os jornalistas Frank Ney Oliveira, representando o rádio; Giselli Raffi, gestora da Assessoria de Comunicação da UnirG; Heliana Oliveira, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Gurupi; Leilane Macedo, coordenadora da TV Anhanguera Gurupi; Paulo Albuquerque, coordenador do curso de Jornalismo da UnirG; Silvério Filho, proprietário da Sil TV e apresentador do Sil TV Notícias; Tiago Sena, apresentador do SBT local; e Wesley Silas, diretor do portal Atitude Tocantins.
O radialista e jornalista Frank Ney de Oliveira, o primeiro a receber a homenagem, parabenizou a ação da Câmara. “A gente se sente muito honrado em ver esse passo que esta Casa tem dado, olhando para nossa profissão e reconhecendo os profissionais da cidade. Estou muito feliz com esta homenagem”, afirmou.
A coordenadora da TV Anhanguera Gurupi, Leilane Macedo, pontuou os desafios da profissão e lembrou as dificuldades que enfrentou durante a época da faculdade. “Venho de família humilde e, para mim, é muito recompensante estar aqui hoje representando minha equipe, meus colegas e também minha família, pois isso aqui hoje representa uma conquista de toda minha família”.
O coordenador do curso de jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG), Paulo Albuquerque, destacou que a categoria precisa ser valorizada e também buscar melhorias para si própria. “Não se faz uma sociedade equilibrada sem um bom jornalismo. O bom jornalismo acaba sendo determinante para que a sociedade se realinhe”, observou.
“É uma honra receber esta homenagem que mostra que a Casa tem amadurecido a cada dia mais, vendo o papel social que o jornalista desempenha na sociedade”, analisou o jornalista Wesley Silas, que recentemente também foi homenageado na Assembleia Legislativa do Tocantins.
Os jornalistas da Câmara Josy Donato, Cristhiely Marinho, Doris Barros, Eloina Matos, Fernanda Dias e Régis Caio, também receberam homenagem. “Jamais poderíamos deixar de demonstrar nossa gratidão a aqueles que são o nosso apoio, a nossa ponte com a imprensa e também com comunidade, que são os nossos assessores de comunicação”, disse o vereador Ivanilson Marinho.
Ao final o diretor executivo do CT, Cleber Toledo, foi homenageado com o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense. “É muito bom esse reconhecimento. Tenho muito carinho por Gurupi, grandes amigos aqui e, de certa forma, já me sentia um cidadão gurupiense, e agora foi oficializado. Estou muito honrado com esse título”, agradeceu o jornalista.
Sociedade mais democrática
Ivanilson Marinho concluiu agradecendo e destacando a importância do jornalismo para a comunidade. “Os profissionais da comunicação aqui representados levam até a comunidade as informações relevantes sobre tudo o que acontece em nossa cidade e ajudam na formação de opinião e na construção de uma sociedade mais democrática, e merecem todo o nosso respeito e homenagem”, defendeu.
Para ele, Cleber Toledo “é mais do que merecedor desse título”. “Tem contribuído muito com nossa cidade por meio do seu portal. É referência no Estado, no norte do Brasil, e estamos muito honrados em recebê-lo e entregar esse título”, afirmou Marinho, que foi o autor do projeto que concedeu o título de cidadania ao jornalista.
Além de Gurupi, Toledo já havia recebido, no dia 16 de dezembro de 2009, o título de Cidadão Tocantinense, pela Assembleia Legislativa, pelos relevantes serviços prestados à comunicação do Estado; e, no dia 10 de setembro de 2010, a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa de Goiás, por sua contribuição para a comunicação no Norte do Brasil.
Da solenidade dessa sexta-feira, também participaram os vereadores André Caixeta (PSB), Ataíde Leiteiro (PPS), Eduardo Fortes e Zezinho da Lafiche (Pros). (Com informações da Assessoria de Imprensa)