Em buscar de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue na capital do Tocantins, foram apresentados na Câmara de Palmas, na quarta-feira, 21, dois projetos de lei e um requerimento, para aumentar o número de doadores. No Brasil, segundo dados divulgados pelo Estado, o índice de doadores é de 1,9%, considerado baixo, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora.
O projeto Doador do Futuro promete ser um trabalho educativo, contínuo e sistemático sobre a doação de sangue, junto a entidades de ensino fundamental e médio das redes pública e privada da região de abrangência do Centro Regional de Hemoterapia. O objetivo é conscientizar os estudantes da rede municipal para que eles possam estimular os pais a se tornarem doadores.
A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara de Palmas, vereador José do Lago Folha Filho (PSD), juntamente com a diretora do Hemocentro Coordenador de Palmas, Poliana Gomes Pimenta. Segundo Poliana, o projeto é muito importante, já que o hemocentro atende 66 hospitais do Tocantins, entre públicos e privado. “A demanda é crescente e, por isso, agradeço ao presidente pela oportunidade de mostrar nosso trabalho, que é responsabilidade de todos nós”, defendeu.
Entre os outros projetos apresentados pelo presidente da Casa, está o que propõe a gratuidade dos serviços de transporte coletivo municipal, nos trajetos de ida e volta ao posto de coleta, para os passageiros que são doadores regulares de sangue.
O candidato que deseja fazer doação pode ver os pré-requisitos básicos acessando o site. (Com informações da Ascom Câmara de Palmas)