A Câmara Técnica Permanente de Florestas (CTPF) do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) iniciou nessa quarta-feira, 12, o processo de revisão do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ). Novas reuniões serão marcadas para prosseguir o debate.
Análise criteriosa
Na ocasião, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) voltou a assumir a coordenadoria da Câmara Técnica de Florestas. “É fundamental que os conselheiros façam uma análise criteriosa desse produto, uma vez que isso impactará diretamente nas áreas de prevenção, monitoramento e no combate aos desmatamentos ilegais. Além disso, o texto traz metas que propiciam o fortalecimento dos órgãos e instituições ambientais do Tocantins”, disse Rodrigo Séllos, representante da Semarh na CTPF.
PPCDQ
O plano possui os objetivos de realizar ações e metodologias de prevenção, monitoramento aos incêndios florestais, desmatamento ilegal e aprimorar o comando e controle voltados para o combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios criminosos em âmbito estadual, combater, de forma ágil e eficaz, os incêndios florestais em todo o território do Tocantins e gerar dados, informações e monitorar toda sua execução.