O boletim da Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) publicado na tarde desta quinta-feira, 14, confirmou o 18º caso de sarampo em Campos Lindos. A pasta ainda investiga cinco suspeitas, todas no município do interior. As notificações em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Nova Olinda, Filadélfia e Carmolândia foram descartadas. Todos os casos têm com históricos de contatos com pessoas que estiveram em viagem por país onde o vírus circula; não vacinados; manifestaram sintomas clássicos e em estão cuidados domiciliares.
ENTENDA
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente transmissível por via aérea, seja ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Ao ser contaminado, o paciente tem de sete a 14 dias de período de incubação e a transmissão pode ocorrer entre seis dias antes e quatro dias após o aparecimento dos sintomas que compreendem: corpo e febre alta, manchas avermelhadas, tosse, coriza e conjuntivite. O paciente podem sofrer complicações como pneumonia, encefalite e óbito. A prevenção à doença só se dá por vacinação e não existe tratamento específico. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.
AÇÕES DA SESAU
A Sesau destaca que desde o dia 19 de julho mantém profissionais de vigilância em saúde em Campos Lindos para as ações de contenção necessárias, como orientações de isolamento e vacinação dos contatos das pessoas confirmadas. Além disso, a pasta enviou notas técnicas aos 139 municípios, com as orientações necessárias às áreas de vigilância e de imunização. Todas as 323 salas de vacinação do Estado estão devidamente abastecidas com imunizantes.