Os governadores do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), e do Maranhão, Flávio Dino (PSB), definiram que a licitação para a contratação do estudo de viabilidade técnica, destinado à construção da ponte entre Filadélfia (TO) e Carolina (MA), deve ser realizada já na primeira quinzena de agosto. Os dois tiveram uma extensa agenda conjunta nesta quinta-feira, 22, em Palmas. O encontro faz parte do Projeto de Integração Geopolítica Interestadual, idealizado pelo tocantinense.
Canal para escoação da produção agrícola
Conforme informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a nova ponte ligando o Tocantins ao Maranhão deve ter uma extensão de 1.800 metros e deve se tornar importante canal para escoação da produção agrícola da região e desenvolvimento do trade turístico.
Encontrar soluções juntos
O destaque do discurso dos governadores foi o planejamento. “Nosso objetivo é planejar o futuro do Tocantins, pois só há um jeito de mudar esse país que é dar oportunidade de desenvolvimento para as pessoas e nós fazemos isso através de investimentos como este, que vão beneficiar não somente os dois Estados, mas todos os estados vizinhos”, disse Mauro Carlesse. Flávio Dino seguiu o raciocínio. “Ser gestor público é planejar não só as estradas físicas, mas também as estradas para que a população possa realizar seus sonhos. E se os dois estados têm problemas em comum, nada melhor que encontrarem soluções juntos”, afirmou.
Rota de Integração Turística
Outros temas para além da ponte foram abordados na ocasião. O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, reafirmou a relevância da aproximação institucional e sugeriu a criação da rota de integração entre Serra das Mesas e o Jalapão e defende o estímulo de atrativos turísticos localizados na divisa. Secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior reforçou a importância da infraestrutura. “Para fazermos um roteiro integrado, por exemplo, a melhoria das estradas de acesso também deve ser feita”, alertou.
Próximas ações
Com articulação do gestor da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, o Projeto de Integração Geopolítica Interestadual vai realizar também reuniões com os grupos de trabalho do Piauí, Bahia, Pará, Mato Grosso e Goiás. “Com a construção da ponte, estradas como a de Lizarda até Alto Parnaíba, a regulamentação dos contêineres no Porto de Itaqui, além da estabilidade política e jurídica que o Tocantins vêm promovendo, sem dúvidas a construção desses modais irá atrair mais indústrias para o nosso Estado e consequentemente mais geração de empregos e desenvolvimento econômico”, comentou o gestor.