O governador Mauro Carlesse (sem partido) e o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Moraes (MDB) reuniram-se nesta terça-feira, 6, para alinhar as ações em torno da implantação de mais leitos para o tratamento adequado dos pacientes acometidos pela Covid-19 na região do Vale do Araguaia. A reunião aconteceu no Palácio Araguaia e contou com a presença do secretário-executivo da Saúde (SES), Quesede Ayres. Na ocasião, o emedebista se comprometeu a abrir 14 leitos clínico, enquanto o gestor estadual garantiu outras 20 unidades de terapia intensiva (UTIs) até o fim de abril.
Estado entra com matéria prima e município com profissionais
Mauro Carlesse destacou a iniciativa da gestão para ampliar da oferta de leitos. “Estamos trabalhando para atender Paraíso e região, o mais rápido possível. A gente está fazendo um esforço grande para viabilizar matéria prima necessária, e o prefeito Celsinho, preocupado com a situação que estamos vivendo, se colocou à disposição para colaborar no que for preciso com ambulância, com médicos e outros profissionais. O momento é esse, não temos outra coisa a fazer, a não ser nos unirmos para combater essa pandemia”, destacou.
Não é momento de dividir
Celso Moraes informou que o município está trabalhando na implantação de leitos clínicos. “Dentro de dez dias, no máximo, nós conseguimos colocar cinco leitos clínicos de estabilização dentro da nossa unidade sentinela, e posterior a isso, quando montarmos toda a estrutura dentro da UPA, nós vamos montar nove leitos clínicos lá também. Assim colaborando, dentro das nossas possibilidades, com o que o governo tem feito pela saúde do nosso Estado. Aqui não é momento de dividir, nós vamos nos unir em busca de uma melhor saúde para a nossa comunidade”, ressaltou.
Capacidade hospitalar para Covid-19
Atualmente, o Tocantins conta com 430 leitos, sendo 262 clínicos e 168 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e até o final do mês mais 20 leitos devem ser habilitados em Paraíso do Tocantins e mais 10 em Porto Nacional. Quanto às vacinas, o Tocantins já recebeu 270.250 doses, das quais 206.968 foram distribuídas aos municípios.