A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani atende pessoas de diversos municípios tocantinenses e de outros estados que estão em tratamento de saúde nos hospitais públicos estaduais da Capital. O local é administrado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). No primeiro semestre, 9.090 atendimentos aos usuários foram realizados. Desde a implantação, em abril de 2006, este número chega a 370 mil.
ESTRUTURA FÍSICA
A casa apoio é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela. A instituição está localizada a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP).
RECEBE DOAÇÕES
A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados – exigência dos hospitais – e itens de higiene pessoal. Os interessados em conhecer a instituição e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.
“ATENDIMENTO HUMANIZADO”
“Além do custeio contínuo do governo, que oferece gratuitamente as principais refeições e atendimento humanizado, a instituição também é fortalecida com doações de parceiros e voluntários que contribuem com itens de limpeza e material de higiene pessoal, como escova, creme dental, sabonete, absorvente, papel higiênico, entre outros. Outra forma de contribuição dos voluntários é com prestação de serviço, fisioterapia, palestras, atividades de entretenimento, cursos de artesanato, apoio religioso e espiritual, entre outros”, pontua a responsável pela Casa de Apoio, Joaquina Sousa Carneiro, enfatiza a relevância do apoio voluntário da sociedade civil para a Casa.

