A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) participou nesta quarta-feira, 18, da 153ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no auditório da Setas, no Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Palmas. Além do secretário do titular da pasta, Jonis Calaça, participam do encontro os técnicos da Setas, gestores municipais de assistência social e demais membros da CIB do Tocantins (CIB/TO).
PAUTA
O encontro iniciou com os informes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e tratou da Gerências de Gestão do Sistema Único (Suas) e de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios; programa Criança Feliz; Setor de Benefícios; e Cadastro Único e Gerência de Proteção Social Especial. O evento que teve a participação de 128 dos 139 municípios tocantinenses e contou ainda com a presença da secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal.
SINAPIR
Iêda Lea apresentou aos secretários municipais de assistência social a proposta de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). “Apresentamos a proposta e os chamamos para a adesão ao Sistema e agora espero que os municípios façam o que manifestaram e que efetivem a adesão para tornarmos o Brasil um país melhor e mais igualitário”, ressaltou a secretária. Entre as demandas da Setas na CIB, estiveram as novas regras para o programa Bolsa Família, atualização do CadSUAS e o Censo SUAS 2023.
OUVIR QUEM ESTÁ NA PONTA
O titular da Setas, Jonis Calaça, falou sobre o encontro. “A CIB é uma reunião de grande importância por contar com a presença dos municípios e poder ouvir e falar diretamente com os secretários municipais de assistência social, que trabalham na ponta. Tivemos também a presença da secretária Ieda Leal que trouxe uma importante proposta de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e que enriqueceu ainda mais esse momento”, destacou.
CIB
A Comissão Intergestores Bipartite é um espaço de articulação dos gestores municipais e estaduais de assistência social, e caracteriza-se como instância de negociação e pactuação dos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).