A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), decidiu prorrogar até dia 2 de março a gratuidade do transporte coletivo. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira, 6. O município diz que utilizará um sistema de bilhetagem “mais condizente” com a nova política desse serviço, “garantindo segurança, estabilidade do funcionamento e adequado às exigências legais pertinentes ao Poder Público”.
Para tanto, este período de gratuidade será utilizado para testes e adaptações, “sem transtornos aos nossos usuários”.
A prefeita Cinthia disse que no dia 2 de março, prazo de encerramento da gratuidade, será feito um balanço dos 100 dias de funcionamento da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), com a apresentação dos resultados e anúncio de novas ações e projetos para o transporte coletivo. “Posso garantir que vem muita coisa boa por aí. Aguardem!”, prometeu nas redes sociais.
TESTES E CALIBRAÇÃO
Segundo o presidente da ATCP, Fábio Chaves, a prorrogação foi necessária para que o órgão tenha “mais tempo para testes e calibração”, já que o município não quer “simplesmente repetir o mesmo sistema”, mas “implantar um sistema de bilhetagem que esteja adequado e alinhado com a nova política de transporte público da cidade”.
FALTA DE MOTORISTAS
No dia 30, faltaram motoristas para os ônibus do transporte coletivo de Palmas porque a prefeitura não havia conseguido agilizar a posse de todos os profissionais nomeados no dia 27.
MAIOR PROBLEMA NESTE MOMENTO
A maior dificuldade no final da semana passada não era a falta de motoristas, mas o recarregamento dos cartões pelos usuários, o que não estava sendo possível fazer porque o sistema de bilhetagem eletrônica estava migrando do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Seturb) para a ATCP.