Há cinco anos, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) realiza atendimentos à comunidade por meio da clínica, um grande diferencial do curso para a formação acadêmica integral dos alunos e no auxílio de demandas da sociedade. No último semestre, mais de três mil procedimentos de Enfermagem foram realizados por acadêmicos supervisionados por docentes.
A clínica promove a assistência de Enfermagem ao portador de lesões de pele, com consulta, avaliação de lesões de pele, tratamento de feridas, com desbridamento e coberturas específicas para cada tipo de ferida. O atendimento é exclusivo, sendo o único gratuito em Palmas/TO, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), oferecendo assistência qualificada e materiais diferenciados e favorecendo muitos pacientes portadores de feridas agudas e crônicas.
O paciente José Nilton conta que havia caído de moto e entrou em contato com a Clínica para avaliação do caso e atendimento dos ferimentos. Ele conta que foi muito bem recebido pela equipe e atendido em sua necessidade. “A equipe vai além do serviço técnico que é impecável. Eles têm carisma e nos animam quando chegamos com dor ou cabisbaixos. Terminei o tratamento há 10 dias e posso dizer que tive atendimento VIP”, afirma José Nilton.
De acordo com a coordenadora da Clínica de Enfermagem, professora Tatiana Peres Santana Porto Wanderley, o acadêmico tem a oportunidade de prestar assistência para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas aos pacientes contemplando as atividades assistenciais e gerenciais que envolvem a profissão dentro de uma clínica específica.
“A clínica oportuniza desenvolver a capacidade de tomada de decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas”, ressalta a docente.
Para a acadêmica do 9º período do curso de Enfermagem Gabriela Nunes, os atendimentos realizados na Clínica são uma oportunidade de prestar o cuidado de maneira holística aos pacientes. “A assistência não é somente realizar um curativo, mas também de olhar o paciente como um todo, fazendo uma avaliação desde sua moradia, hábitos e fatores que se associam para que o mesmo tenha uma evolução positiva no seu tratamento”, assegura Gabriela.
A discente complementa afirmando que o estágio na clínica é um dos campos em que diariamente há troca de aprendizado, e é possível acompanhar detalhadamente a evolução do paciente. “É uma vivência única e nos prepara para sermos a diferença diante do mercado de trabalho”, finaliza.
Clínica de Enfermagem do Ceulp/Ulbra
Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira, no período vespertino, e são totalmente gratuitos. Para ser atendido é necessário fazer o agendamento, entrando em contato com o Núcleo de Atendimento a Comunidade (Nac) pelo telefone (63) 3223 2015. A clínica também atende pacientes encaminhados pela Atenção Básica do Município de Palmas e Rede Estadual. (Da Assessoria de Imprensa)