A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 8, em evento realizado no Palácio Araguaia. Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) recebeu o novo documento das mãos do secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, e da diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon. A CIN começou a ser emitida no Estado no dia 12 de janeiro e já superou a marca de 14 mil solicitações para emissão do novo documento.
SUCESSO
Secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira comemorou a adesão da população ao novo documento. “Os atendimentos estão sendo um sucesso e estamos muito contentes com os resultados pois sabemos que o documento de identificação é a ponte para que a população, especialmente, as mais carentes, tenham acesso a vários benefícios e serviços do poder público. Garantir esse acesso é um orgulho para nós da segurança pública”, finalizou.
CPF COMO ÚNICO IDENTIFICADOR
A mudança para o novo modelo de documento, que usará apenas o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificador, não é obrigatória nesse primeiro momento e a população pode solicitar com calma, como explicou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon. “As carteiras de identidade antigas terão um prazo de 10 anos para serem trocadas e estamos com todo o planejamento sendo executado para que essa troca ocorra de forma ágil, de acordo com a capacidade operacional de cada núcleo”, pontuou.