As forças de segurança do Tocantins destacaram na manhã desta segunda-feira, 31, o bom andamento do 2º turno das eleições, realizado neste domingo, 30. Em todo o Estado, cerca de 4,5 mil agentes foram mobilizados para garantir a segurança dos eleitores tocantinenses, além do efetivo, cerca de 579 viaturas e 4 aeronaves de prontidão em todo o Estado. Todas as ações foram acompanhadas em tempo real no Gabinete de Monitoramento, instalado pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP), nas dependências do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas.
PLEITO OCORREU COM TRANQUILIDADE
Conforme o boletim divulgado na noite deste domingo, 30, após o encerramento do pleito, a Operação Eleições 2022 registrou em todo o Tocantins: 18 violações de sigilo do voto e dois casos de propaganda irregular; não houve registros de casos de compra de votos e de ocorrências de boca de urna. “O pleito ocorreu com tranquilidade, as forças de segurança atuaram de forma integrada possibilitando a segurança adequada para que o eleitor tocantinense pudesse exercer sua cidadania”, destacou o secretário da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa.
OCORRÊNCIAS INEXPRESSIVAS
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, considerou que as ocorrências registradas foram inexpressivas. “Conseguimos acompanhar de perto com nossos policiais militares todos os 853 locais de votação espalhados nos 139 municípios para evitar e coibir os crimes eleitorais. Tivemos poucas ocorrências e o principal é que o eleitor pode exercer seu direito ao voto com tranquilidade”, destacou.
2º TURNO SEM MAIORES INCIDENTES
O superintendente da Polícia Federal no Tocantins, Rodrigo Bittencourt, avaliou positivamente o segundo turno. “Fazemos uma avaliação bem positiva. A eleição no segundo turno transcorreu sem maiores incidentes. Tivemos um pequeno aumento com relação a quebra de sigilo de votos, mas de uma forma geral a eleição foi muito tranquila. O cidadão tocantinense está de parabéns”, ressaltou.
OPERAÇÃO
Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), no Tocantins, a Operação Eleições 2022 está sendo executada e acompanhada em tempo real pelas Polícias Civil (PC), Militar (PM), Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Guardas municipais e Agências de trânsito