A Secretaria da Saúde (Sesau) comemorou nesta quarta-feira, 26, o resultado dos procedimentos ortopédicos realizados pela gestão estadual. O Tocantins encerrou 2022 com 306 cirurgias ortopédicas eletivas , enquanto somente nos 7 meses de 2023 já soma 292, o que corresponde a 96,3% do total realizado no ano passado. A Sesau informa um aumento de 64% na média mensal de produção.
EQUIPAMENTO E INCENTIVO FINANCEIRO
O titular da Sesau, Afonso Piva de Santana, comentou os números por meio da assessoria. “Este crescimento é resultado do empenho das equipes e do suporte que temos do governador Wanderlei Barbosa, que nos permite equipar os hospitais e manter os abastecimentos além da rotina, com a aquisição de próteses específicas e o incentivo financeiro para as equipes”, pontuou.
DESCENTRALIZAÇÃO
Além das cirurgias realizadas nos hospitais geridos pela Sesau, os pacientes também são atendidos em hospitais privados, contratualizados pela pasta em Palmas, Araguaína e Porto Nacional. “Recentemente passamos a fazer cirurgias eletivas ortopédicas também no Hospital Regional de Guaraí, que tem dado um suporte e vazão aos pacientes que aguardavam em fila do Hospital Regional de Araguaína. Esta descentralização tem agilizado o atendimento”, finalizou Afonso Piva.