Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o Conselho Federal de Medicina (CFM) fez um levantamento da quantidade de profissionais no País. Os dados foram contabilizados até abril deste ano e o Tocantins conta com 3.159 médicos ativos e devidamente registrados no Conselho Regional (CRM).
Maioria jovem
Do total de profissionais registrados, o Tocantins tem 2.756 médicos com idade inferior a 60 anos em atividade [87,2%], profissionais que – sem comorbidade – poderiam atuar na linha de frente do combate à Covid-19. Entretanto, os dados não especificam a área de atuação destes profissionais ou mesmo se já atuam na pandemia.
O Brasil Conta Comigo
Um dado específico apontado no levantamento é a quantidade de médicos registrados no “O Brasil Conta Comigo”, um programa do governo federal para contratar profissionais para atuar diretamente no combate a Covid-19. O Tocantins tem 75 registrados nesta iniciativa.
Proporção dentro do recomendado pela OMS
Os números do levantamento ainda mostraram que o Estado conta com um médico para cada grupo de 497,89 pessoas. Os dados colocam o Tocantins em uma situação positiva, visto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza um para cada mil.
Cenário nacional
Já o País conta com um total de 523.528 registros ativos de médicos nos 27 conselhos regionais. Do montante, 422 mil (80%) têm idade inferior a 60 anos.