A Prefeitura de Palmas aderiu na terça-feira, 24, ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Com a assinatura da carta compromisso, o município se compromete a cumprir os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) distribuídos em 12 eixos temáticos até 2030. O Paço adiantou que irá elaborar um diagnóstico com base nos indicadores sugeridos pelo PCS, que será referência para o plano de metas dos próximos quatro anos, de 2021 a 2024.
Mapa da Desigualdade e Comissão da ODS
A gestão também se comprometeu a produzir um “Mapa da Desigualdade de Palmas” e implementar políticas públicas para atender às demandas da população. Serão criadas ainda a Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o programa de metas. O colegiado terá caráter consultivo e paritário, com participação do Poder Público, da sociedade civil e com equidade de gênero. O Paço também adianta adesão ao Pacto de Prefeitos pelo Clima e a Energia e o cumprimento dos princípios da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Suporte e auxílio para implementar as metas
Cinthia Ribeiro esclareceu os benefícios da adesão ao programa. “Palmas é a caçulinha do Brasil, e temos a possibilidade de consolidar e ampliar ações sustentáveis como o Palmas Solar, os Ecopontos e o programa Muda Clima. Com a adesão ao PCS, Palmas contará com o suporte e auxílio para a implementação das metas de sustentabilidade, e integrará uma rede de cidades signatárias que já conta com capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba”, explica a prefeita.
Três ODS cumpridas
Lançado em março para acompanhar o desempenho das maiores cidades do País referente ao PCS da ONU, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) mostra que Palmas só cumpriu 3 dos 17 ODS, sendo eles as áreas de: energias renováveis e acessíveis; indústria, inovação e infraestruturas; e proteção da vida marinha. Com este cenário, a Capital do Tocantins conseguiu atingir 60,2 dos 100 pontos possíveis.
Confira abaixo o atual desempenho de Palmas referente às ODS:
Clique e veja com detalhes os indicadores específicos