A Prefeitura de Palmas promoveu nesta quinta-feira, 2, o lançamento da campanha “Maio Amarelo”, que tem “A Paz no Trânsito Começa por Você” como tema. a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) reuniu servidores e agentes no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM) para debater políticas públicas e fazer um balanço de dados referentes a acidentes.
VÍTIMAS FATAIS
No levantamento apresentado, Palmas registrou em 2021 um total de 68 vítimas fatais no trânsito; e no ano seguinte, 60 óbitos. Já em 2023, ocorreram 54 mortes, representando uma queda de 20% em dois anos.
PERFIL E VIAS MAIS PERIGOSAS
As principais vítimas fatais de sinistros de trânsito na Capital são motociclistas, geralmente jovens entre 18 e 25 anos, tendo como fator principal o uso de bebida alcoólica. A Avenida Teotônio Segurado é a via com maior quantidade de sinistros com vítimas fatais, seguida da rodovia BR-010.
DIAS DA SEMANA
Os dias da semana em que ocorreram maior número de sinistros são sexta-feira, com 41 em 2022, e 37 sinistros em 2023. No sábado, ocorreram 37 sinistros em 2022 e 50, em 2023. No domingo, 46 sinistros em 2022 e 38, em 2023.
ATENDIMENTOS
Segundo a coordenadora de Projetos do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Palmas, Claudete Nascimento, o mau uso do capacete pelos motociclistas, falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), excesso de velocidade, uso do celular e alcoolemia estão entre os fatores presentes em grande parte do atendimento do Samu. Ela
AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO
A superintendente de Trânsito, Valéria Oliveira, fez um balanço das ações realizadas pelo órgão, tendo como base o tripé educação, engenharia e esforço legal. Entre 2021 a 2023, foram realizadas 191 ações educativas, 96 palestras, dez campanhas, 52 projetos da minicidade com os mascotes Amarelinho e Vidinha. Está prevista também a instalação, até o mês de julho, de 37 faixas elevadas com prioridades para locais próximos a equipamentos públicos.
INVESTIMENTO
A superintendente também acrescentou como fator de coibição de sinistros a modernização e ampliação do parque semafórico com a instalação de 14 semáforos, 38 faixas de radar fixo, 38 faixas de barreiras eletrônicas, 112 faixas de radar misto, 16 faixas de cercamento eletrônico, 34 câmeras de monitoramento PTZ e Ampliação do Centro de Controle Operacional (CCO).