O governador Mauro Carlesse (DEM) e o secretário da Saúde, Edgar Tollini, fizeram uma vistoria na tarde de segunda-feira, 17, na estrutura que receberá os 60 leitos clínicos e 10 de unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas. Pacientes contaminados com o novo coronavírus já poderão ser tratados na unidade a partir de quinta-feira, 20.
Centro Oncológico vai receber estrutura
Hospital Estadual de Combate à Covid-19 foi o nome dado à cooperação técnica entre o governo e o Centro Oncológico de Palmas para a oferta destes leitos – em caráter temporário. A contratação inclui ainda equipamentos, aparelhos de ar-condicionado, mobiliário hospitalar e administrativo, enxoval hospitalar, material cirúrgico, dentre outros. A iniciativa atende recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de não instalação de grande número de leitos destinados ao tratamento de pessoas acometidas pela doença no mesmo espaço.
Contratação de profissionais
De acordo com a diretora-geral da unidade, Cynthia Rosa, o local deverá ficar pronto nesta quarta-feira, 19, e já na quinta-feira estará apto a receber os primeiros pacientes. Ela informou ainda que, inicialmente, estão sendo contratados 120 profissionais, que vão atender cinco leitos de UTIs e 20 leitos clínicos e, na próxima semana novos profissionais serão contratados e outros leitos ativados progressivamente.
Gestão
A gestão do Hospital Estadual de Combate à Covid-19 será feita pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac), uma organização social sem fins lucrativos. Com ampla experiência na área, a empresa já está atuando na linha de frente contra a pandemia nos estados da Bahia, Pará, Alagoas , Rio Grande do Sul e também no Distrito Federal, onde a Organização Social está sediada. A empresa também já está atuando no município de Araguaína.
Respiradores para Palmas
Edgar Tollini ainda teve agenda com a secretária da Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá. Na ocasião, o Estado entregou ao municípios 10 novos ventiladores pulmonares. “irá auxiliar significativamente na assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19 nesta região. E, essa é mais uma demonstração do apoio e comprometimento que o governo tem dado a todos os municípios”, disse o gestor estadual sobre a ação.