Concessionária de energia elétrica no Tocantins, a Energisa apresentou um balanço nesta terça-feira, 11, que aponta o registro de 7.521 focos de incêndio no Estado até setembro, 28% a mais que o identificado no mesmo período do ano passado. Somente em setembro, foram mais de 2,2 mil focos, o que representa um aumento de 47% em comparação ao mesmo mês de 2021. O levantamento foi feito com base nos números do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e contou com apoio da Defesa Civil.
FALTA DE ENERGIA POR INCÊNDIOS
De janeiro a setembro, 85 casos de falta de energia foram registrados devido às queimadas no Tocantins, número 57,41% maior do que em 2021 [54 casos]. Apenas em setembro, por exemplo, o fornecimento de energia foi interrompido 29 vezes em decorrência dos incêndios.
NORTE SOFRE MAIS
Apesar do registro de casos em todas as regiões, o Norte do Estado foi onde teve um crescimento expressivo nos dois últimos meses, informa a concessionária. Enquanto 2021 marcou 8 casos, entre agosto e setembro de 2022 a região registrou 29 ocorrências com queimadas próximas à rede elétrica. A região central também ganha destaque, com 25 casos no mesmo período, em especial Monte do Carmo, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.