A Prefeitura de Palmas inicia nesta quarta-feira, 28, o início da imunização contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos de idade. A Capital recebeu 9.082 doses. O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. A administração da vacina só poderá ser feita com acompanhamento dos pais ou responsáveis pela criança.
EM TODAS AS UNIDADES
Conforme o Paço, a imunização passa a fazer parte do calendário de vacinação nacional e estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, inicialmente para as crianças de 10 a 11 anos de idade, apesar do público-alvo da vacinação abranger dos 10 a 14 anos de idade.
PASSO CRUCIAL
Por meio da assessoria, a secretária municipal de Saúde (Semus), Anna Crystina Mota, lembra que o objetivo é reduzir as hospitalizações e óbitos ocasionados pelo vírus da dengue, mas isso não diminui as outras frentes de combate ao mosquito Aedes aegypti. A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) destacou a ação. “Palmas está entre os 14 municípios tocantinenses beneficiados pelo Ministério da Saúde com a oferta gratuita da vacina contra a dengue. A imunização é um passo crucial para proteger nossas crianças dos riscos da dengue e os municípios têm um papel crucial na vacinação, responsável por aplicar e mobilizar os cidadãos”, defendeu.