A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), divulgou vídeo no fim da manhã desta terça-feira, 2, para listar as próximas ações que serão tomadas para garantir o atendimento da população contaminada com a Covid-19. “Além das duras medidas que adotamos para forçar o distanciamento social e diminuir a circulação do vírus, nós também estamos tomando outras providências”, disse a tucana.
Unidade nova para emergência e UPA Sul para Covid-19
Um dos principais anúncios de Cinthia Ribeiro foi a requisição de um imóvel no Lago Sul – próximo a USF José Hermes – que passará por adaptações para se transformar em uma unidade que receberá os atendimentos de urgência e emergência. Isto sendo concluído, a prefeita explica que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Sul ficará dedicada apenas ao atendimento relacionado a pandemia de Covid-19.
Leitos de estabilização
A prefeita ainda projeta chegar a 81 leitos de estabilização até o dia 14 de março. Tal compromisso foi firmado com o Ministério Público (MPE) em audiência na segunda-feira, 1º. Conforme Cinthia Ribeiro, esta ampliação de 40 novos leitos com respiradores será possível assim que os atendimentos de urgência e emergência sejam transferidos para a unidade do Lago Sul. A tucana também falou em contratualizar com a rede privada mais seis leitos clínicos. Ao MPE, o Paço prometeu 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), mas isto não foi citado no vídeo, apenas em um tweet feito posteriormente.
Acredito no distanciamento social
Cinthia Ribeiro concluiu o comunicado reforçando que, além de leitos, o município também trabalha para redistribuição do quadro de profissionais da saúde, com a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos; além de buscar a aquisição de mais insumos para o combate à pandemia. “De nada adianta esses investimentos se você não fechar as portas da sua casa para a Covid-19. Acredita no distanciamento social e faça a sua parte”, encerrou.
Veja o vídeo: