Com 1.259 casos de Covid-19, sendo 14 óbitos, a Prefeitura de Porto Nacional anunciou nesta quarta-feira, 5, novas medidas de para conter a proliferação do novo coronavírus, com restrições mais rígidas e novo horário de funcionamento para o comércio por, pelo menos, 15 dias, a contar da sexta-feira, 7. Entretanto, as regras não se aplicam a Luzimangues.
80% em 15 dias
O número de casos da Covid-19 aumentou 80,1% em Porto desde o dia 20 de julho, quando havia 699 registros da doença na cidade. Desde então, foram mais 560 casos.
Limitações ao comércio
Conforme o Decreto 379 de 2020, o comércio local poderá funcionar apenas das 5 às 20 horas, exceto postos de combustíveis e borracharias que ficam às margens das rodovias.Os bares e distribuidoras só estão autorizadas a oferecer serviço entrega e até às 20 horas. A venda, entrega e consumo de bebidas alcoólicas fica proibida em restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e afins. Esse tipo de comércio não poderá armazenar, estocar e expor bebidas alcoólicas.
Academias fechadas
As academias de ginástica, lutas, musculação, estúdios, danças, treinamentos funcionais, crossfit, natação, hidroginástica e de todas as áreas afins terão seus serviços suspensos. Igualmente não será permitida a utilização de academias ao ar livre, quadras, campos esportivos instalados em praças e parques municipais, bem como, atividades físicas ao ar livre de forma coletiva.
Toque de recolher
Outra regra é a restrição da circulação noturna, ficando proibida a qualquer pessoa a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 21 horas às 5 horas da manhã, de 7 a 22 de agosto. Estarão fora desta determinação os deslocamentos para ida e vinda a serviços de saúde ou situações que fique comprovada a urgência. Festas particulares também estão proibidas.
Punição
O descumprimento de alguma das determinações pode gerar multa que varia R$ 171,18 a R$ 8.559,00, entre outras sanções.